EUR/USD 26/03/2009

4:13 AM Posted by Rodrigo Gonçalves

Ontem

O quente da sessão de ontem foi sem dúvidas o discurso do Secretário do Tesouro Norte Americano, Mr. Timothy Geithner escorregou em seu discurso, legitimando a sugestão da China sobre o dólar perder seu status de Safe-heaven, desviando a atenção do New Home Sales.

Geithner pisou na língua, ou deixou escapar que apoiaria uma moeda suportada por um SDR (um basket de majors, como um índice baseado nas major currencies) fazendo o EURUSD subir 150 pontos conforme a aversão ao USD aumentava, e em seguida tentou concertar dizendo "O dólar deve continuar como moeda referência por muito tempo", mas o estrago já foi feito. Dólar se vê enfraquecido novamente, quando achávamos que a zebra estava surgindo.

Visão geral:

Logo pela manhã tivemos o GfK Consumer Climate, como citei no começo da semana, que não surpreendeu ninguém, com uma previsão de 2.5 e dado liberado em 2.4, o consumidor alemão parece não ter diminuído, ou diminuído muito pouco seus gastos durante o mês de Março.

Às 6:00 tivemos o Retail Sales britânico. GBPUSD seguia firme numa uptrend e inicio um movimento de baixa desde então, entretanto não gerou efeito de cross-rate no EURUSD.

A estratégia?

Esperamos uma definição do EURUSD. Uma quebra dos níveis 1.3700 acima ou 1.3400 abaixo, é que nos vai indicar o sentido que devemos tomar.

Logo em seguida, às 9:30 teremos os Unemployment Claims (pedidos por seguro-desemprego) e Final GDP trimestral (PIB); que embora sejam dados de revisão, ratificam sempre a recessão Norte-Americana, portanto cuidado com os trades abertos.


 

Finalmente e mais importante é o discurso do Timothy Geithner, novamente, às 11:00a.m., onde todos estarão de orelhas em pé sobre a situação do safe-heaven do USD. Certamente será o momento mais crítico do dia, onde os SL's deverão ser encurtados.

Calendário